segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Cuidados com os olhos nesse Verão

Especialista afirma que devemos proteger a vista na estação mais quente do ano.

Com a chegada do verão, as temperaturas permanecem elevadas, os dias parecem mais longos, e as noites mais curtas. É um período que o nosso corpo fica mais exposto aos raios ultravioletas.

De acordo com a Dra Juliana Paes Barreto, oftalmologista, os efeitos nocivos aos olhos, podem aparecer a curto, ou longo prazo. Portanto, descuidos na proteção dos olhos na infância, ou na juventude podem acarretar danos ao longo da vida adulta.

Doenças a curto prazo:
Ceratite – lesão na córnea, que pode ser ocasionada pela excessiva exposição solar, ou por traumas com areia, ou outro material
Conjuntivite viral e bacteriana: pela aglomeração de pessoas, e contágio com objetos (toalhas, lenços) e locais contaminados.
Conjuntivite alérgica ocorre principalmente pelo uso de substâncias químicas como cremes e bronzeadores.
Infecções corneanas podem ser adquiridas pelo, através do contato dos olhos com água de piscina ou de torneira. Este risco aumenta, consideralvelmente, em usuários de lente de contato.

Doenças em longo prazo:
Catarata – é a opacificação da lente natural do olho, o cristalino.
Degeneração Macular - que é uma doença complexa da retina, que causa perdas visuais progressivas.

É muito importante, verificar se a lente dos óculos de sol tem proteção ultravioleta, obrigatório por lei. Quando usamos óculos escuros, a pupila dilata na tentativa de entrar mais luz, mas com ela, é maior risco de entrada de raios UV, que deve ser impedida pela proteção dos óculos. A proteção UV, pode ser encontrada em óculos com lentes transparentes, e em lentes de contato, completa a Dra Juliana.

De acordo com o Hospital de Olhos de São Paulo, a procura pelo pronto atendimento por causa das doenças de curto prazo é maior nesse período.

Para evitar contaminação de infecções, alguns cuidados com a higiene pessoal, das mãos, e o cuidado na hora de compartilhar os objetos pessoais são importantes nesta época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário