sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

De volta às aulas – Hora de observar a visão das crianças

Pais e professores devem ficar atentos ao comportamento das crianças para identificar qualquer problema de visão

Alguns alunos apresentam dificuldade em aprender, estão sempre desligados, sem atenção e não demonstram interesse em sala de aula. Pais e professores costumam atribuir esse comportamento a uma incapacidade “natural” para a aprendizagem e não observam detalhes que levam ao verdadeiro problema. Um olhar cuidadoso sobre o comportamento da garotada pode denunciar até mesmo distúrbios que se escondem por trás de uma visão supostamente saudável.

As estatísticas assustam. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), 22,9% dos casos de abandono escolar são motivados pela dificuldade de enxergar. Os pais devem saber que 30% das crianças apresentam algum tipo de doença nos olhos e 20% dessas precisam de óculos ainda na idade escolar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 500 mil crianças fiquem cegas a cada ano.

Cabe aos pais e professores perceberem comportamentos que evidenciem essas deficiências visuais, como: Dor ou coceira nos olhos, testa franzida para focar imagens, assistir televisão muito próximo ao aparelho, dores de cabeça após leitura, olhos vermelhos e irritados, dificuldade em enxergar o conteúdo escrito no quadro em sala de aula, aproximar demais dos olhos livros e cadernos para ler e escrever.

Por isso quando suspeitar que um aluno tem problemas de visão, a escola deve transmitir a situação aos pais que, por sua vez, devem levar o filho ao Oftalmologista. Uma avaliação precisa pode evitar problemas sérios de acuidade visual no futuro.

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